terça-feira, 31 de maio de 2011

Izan Peterlle: fotografia em preto e branco

O meu mestre da fotografia, Izan Peterlle,  acaba de divulgar em seu blog, no link
o ensaio que fez na Semana Santa, em preto e branco. Foi quando tive a honra de fazer o curso com ele. Aprecie! Vale muito a pena!
foto: Izan Peterlle

Foto: Izan Petterle

Foto: Izan Peterlle
O texto publicado por Izan no blog dele:


 Em um post anterior publiquei as fotos que meus alunos fizeram durante o workshop da Semana Santa em Chapada dos Guimarães. Hoje apresento uma amostra das imagens feitas por mim durante o curso, elas ilustram a magnífica encenação teatral da Paixão de Cristo feita pelo Grupo Reunidos em Cristo da RCC (Renovação Carismática Católica).
Optei por usar a linguagem preto e branco. O principal motivo que me levou a essa decisão de fotografar esse ensaio em PB foi o próprio significado etimológico da palavra "paixão", segundo a Wikipedia, a origem é "patior", verbo latino que significa sofrer ou suportar uma situação difícil, coisa que, na minha opinião, pouco combina com foto colorida. Raramente fotografo em tons de cinza. Como muitos outros fotógrafos, comecei fazendo ampliações em preto e branco com um ampliador muito simples, exposto a uma quantidade de gases tóxicos liberados pelos produtos químicos usados no processo de revelação. Esse foi um dos motivos de eu ter me dedicado, na época do filme, à fotografia colorida, era só mandar os filmes de slide para o laboratório que o trabalho já vinha pronto.
A fotografia digital,  segundo o mestre Clício Barroso, é originalmente PB, segundo ele, a cor no digital é aplicada por um software da câmera nos arquivos RAW. Graças a essa moderna tecnologia, aos poucos, volto ao começo da minha vida como fotógrafo, agora livre das inevitáveis intoxicações de tempos passados dentro de um quarto escuro, posso voltar novamente ao preto e branco (Izan Peterlle)

Um comentário:

  1. Fala Pedro. Muito obrigado por divulgar me trabalho no teu blogue, fico muito feliz por isso. Siga sempre fazendo as maravilhosas imagens que vc sabe fazer, pisa fundo, vc vai longe! Grande abraço

    ResponderExcluir